-
Arquitetos: Sommet & Asociados
- Área: 640 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebidas sob um único volume horizontal, essas três casas procuram resolver, como um todo, o problema formal de suas casas individuais com uma arquitetura que está fora do esteriótipo comum de casas geminadas.
A combinação dos materiais, tais como concreto, vidro, blocos de vidro e madeira de alguma forma, quebram a monotonia e jogam com o caráter visual da simetria que emoldura a fachada.
Resolvida em dois pavimentos, o acesso se dá através de uma bela porta pivotande de madeira de Picana, nas dimensões de 1,80x2,00, nos leva à um hall de distribuição que se pode acessar a cozinha, a sala de estar ou o pavimento superior.
A cozinha, disposta numa ilha, permite o maior uso do espaço e confere mais caráter ao ambiente. A partir da cozinha, se pode acessar a área de serviço que está na parte da frente da casa, em paralelo com as garagens.
As salas de estar e jantar em conexão direta com a cozinha e o lavado de hóspedes facina a todos com suas vistas da galeria externa através de grandes aberturas. A galeria dá lugar a uma piscina estreita que conecta o pátio das duas casas, se tornando uma área de uso comum entre as duas famílias que mantém uma estreita relação familiar.
O pavimento mais alto, com um caráter mais intimista, abriga o espaço exclusivo para a famíilia, com os quartos e a sala de TV que funciona como um espaço de encontro para os membros da família. Neste pavimento, a luz solar por sobre a escada e o jardim interno são elementos que conferem sensibilidade ao espaço com suances de luz e sombra.